Todas as encomendas para Portugal Continental e Ilhas têm portes grátis em correio editorial (CTT) a partir de 20€. Para outros destinos, por favor entre em contacto em encomendas@rordelivros.pt

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Escrito em 21 de Abril de 2023

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Por que motivo o dia 23 de abril é comemorado como Dia do Livro?

Dia 23 de abril é Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Assim é desde 1996, por decisão da UNESCO.

A Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Biblioteca diz que a “data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro” (aqui).

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Que Shakespeare e Cervantes, respetivamente o maior dramaturgo de sempre e o iniciador do romance moderno, tenham morrido da 23 de abril (de 1616) é uma feliz coincidência. Mais, Shakespeare nasceu a 23 de abril de 1564.

Na realidade, as coisas não terão sido bem assim. Cervantes e Shakespeare morreram no mesmo dia do calendário, mas separados por… 10 dias. E mesmo assim…

Expliquemos melhor. Primeiro, há quem aponte 22 de abril como sendo o dia da morte do autor de D. Quixote. Só que Shakespeare não morreu, de certeza, no dia 23 a seguir ao 22 de Cervantes. A Inglaterra anglicanizada há pouco não seguia o calendário papista, de Gregório XIII, implementado em 1582 nas nações ibéricas por Filipe II (o I de Portugal). A “infiel” Inglaterra continuou a seguir o calendário juliano por mais uns tempos, pelo que não suprimiu os dias 5 a 14 de outubro de 1582. Portanto, dizer que Shakespeare morreu no dia 23 de abril do calendário que então se seguia na terra de Isabel I significa que ele morreu no “nosso” dia 3 de maio de 1616 (só em 1752 é que a Inglaterra aderiu ao calendário gregoriano). Porém, nasceu mesmo a 23 de abril, quando toda a Europa seguia o mesmo calendário juliano. 

Que mais autores nasceram em abril?

Mas que é ótimo que o Dia do Livro recorde dois dos maiores autores de sempre, lá isso é. E, já agora, também podemos associar Nabokov, que nasceu a 23 de abril (de 1899). Bem, isso no calendário juliano, que a Rússia ainda seguia (só mudou em 1918). Mas não vamos entrar em mais preciosismos de calendário. Aproveitamos melhor o tempo se lermos um destes autores. Ou qualquer outro. A melhor forma de comemorar este dia é mesmo ler um livro.

 

Imagem: Paul Gonzales / Los Angeles Times (daqui)